terça-feira, 11 de novembro de 2014

“Consummatum est”!





Está consumado, aconteceu por escolha espontânea, autônoma e pura. Em um processo de recolhimento profundo, onde a única voz que se ouvia era a do coração, ainda assim, apenas em murmúrios. Aconteceu em meio ao profundo tumulto interno, quando parecia que o mundo ia desmoronar.. mas aconteceu no tempo que tinha que ser, afinal a vida é feita de ciclos, de fases, de tempos.
E, há tempo para todo o propósito debaixo do céu(Eclesiaste, 3). Há tempo de nascer e tempo de morrer; de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de chorar  e tempo de rir;  tempo de prantear e tempo de dançar; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar.
Tempo de buscar e tempo de deixar; tempo de guardar e tempo de lançar fora.
Tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e é neste tempo que quero manter minha vida que sempre foi pautada em muito AMOR! Tempo de paz; tempo de encontros e despedidas e de momentos que se eternizam na memória. E com certeza, são esses que levarei comigo... o melhor destes 21 anos nos quais pude compartilhar com todos: colegas de trabalho, parceiros e empresários, os ideais desta empresa!
A vida é feita de escolhas e neste momento escolho alçar novos võos, seguir novos rumos, trilhar outras trilhas, sair do casulo, virar borboleta... fazer a travessia para o vasto universo de possibilidades que me oferece o "mundo lá fora".
É com a alma tranquila e segura e com o coração cheio de saudades que lhes digo que há sete dias conquistei minha independência. Chegou a hora da despedida de um grande ciclo que tive o rpivilégio de viver com vocês companheiros de viagens, de lutas, de sonhos e de muito trabalho.
Todas as palavras que disser agora sobrarão ou faltarão para expressar os sentimentos e emoções que me tomam neste momento, portanto, digo apenas que:
Me despeço com a consciência do dever cumprido, feliz por ter tido oportunidade de exercer a mais nobre das funções atribuidas ao ser humano, da qual sempre me orgulhei e me orgulharei, a função de fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir com o seu crescimento.
É com profundo sentimento de respeito,carinho  AMOR que deixo a todos meu um enorme abraço dizendo que:
"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo é um imenso prazer e uma honra compartilhar um planeta e uma época com vocês" (Carl Sagan).
Estejam certos de que, aonde quer que eu esteja, lembrarei sempre com imenso carinho de cada um! Vocês fizeram uma ENORME diferença na minha VIDA! Minha eterna gratidão!

Com estas palavras, me despedi da minha equipe; com estas palavras me despedi de todos e...tudo aconteceu como tinha de ser. Com emoção, com circunstâncias, com dores e alegrias e principalmente com muita sabedoria, desapego e serenidade.
E os relógios que pararam continuam parados e em homenagem à minha escolha - coincidência ou não- ganhei outro que está a pleno vapor, marcando cada minuto já que o tempo não para...um relógio novinho que funciona direitinho marcando o tempo deste novo tempo. Assim, não há tanta urgência em colocar os outros em movimento, tudo acontecerá no seu tempo.
What´s done, is done! O que está feito, está feito. Enquanto saturno ainda transita sob o sol de escorpião e por ai deve permanecer por aproximadamente dois meses as mudanças profundas por ele provocadas ao longo dos dois anos e meio que ele esteve ai estão se concretizando.
O fato se consumou a exatos sete dias, tempo de ressurreição, renascimento...tempo de ressurgir esta nova mulher, que ainda está se transformando! E os sentires aos pouco vão se acomodando, vão tomando forma, ocupando agora confortavelmente o enorme espaço que sobrou para acomodar aqueles mais profundos, consolidados e eternos, antes encolhidos e tumultuados e deixando espaço para novos sentires.
E, embora as coisas ainda caminhem a passos lentos, as providências urgem e milhões de coisas surgem a todo momento.
Eu, no entanto, sigo sem pressa no meu novo ritmo, certa de que DEUS sempre faz as coisas certas na vida da gente... os projetos e sonhos ali...e  com um passo de cada vez chegarei lá!



domingo, 2 de novembro de 2014

Estagnação !





Dizem que 2014 foi o ano que não existiu, ano inócuo e infrutífero para o pais, não sei se posso dizer que para mim também com este grau de severidade, mas que algumas coisas ficaram suspensas na minha vida, isto não posso negar! Lá no fundo... fiz um monte de coisas e quase nada! Patinei... derrapei, não flui!
Janeiro...férias, depois carnaval, páscoa, copa do mundo, e outros tantos feriados emendados e lá se foi o primeiro semestre! Ah! Este ano ainda teve a festa da F.E. A festa da F.E deixa todo mundo louco. É uma exigência sem fim! Me convocam das férias, realizo, executo com o sucesso de sempre...mas algo me parece estranho, parado.
Ai, preparação para eleições, e exigências, metas, metas, metas...todas cumpridas com propriedade mas e eu?? E depois, depois, depois...e tudo me parece estático.
Este ano, minha produção intelectual está equiparada à vergonhosa taxa de crescimento do Brasil... que “pela previsão do FMI, deverá ficar abaixo da média global, que também foi revisada para baixo e agora está projetada em 3,3% em 2014 e 3,8% em 2015.
Não consigo fazer nada além daquilo que é estritamente necessário! Estagnei!
Estagnação é uma palavra muito forte Cássia! É o que tenho ouvido quando confesso aos poucos que converso sobre mim, o estado em que me encontro. Mas não existe outra palavra!
PAREI!!!! Simplesmente PAREI! E digo para uma das minhas gurus...please  amiga, me diz em que pé se encontra o transito de saturno?
Ihhhh...! Saturno está em escorpião já há dois anos e a sensação que você vai sentir é esta mesma. Parece que está tudo parado, mas, nas profundezas tudo está em movimento, esta é a caracteristica de saturno... está processando transformações profundas e quando este transito acabar, você terá consolidado mudanças sólidas e bem estruturadas.
Que estava tudo devagar já não era novidade para mim, mas, minha vida estacionou no dia 22 de setembro, no exato momento em que sai do prédio da Previdência Social, quase que flutuando de tão leve. Levezas à parte de lá para cá o que tenho feito é aguardar!
O tempo parou alguns quatro ou cinco dias depois, ao ouvir coisas doidas e que me pareceram tão inadequadas para o momento, o tempo parou no amor do presente, no sentir tão atual e verdadeiro, nada passado... 
O tempo parou no momento que fiz a minha escolha, tomei a decisão de mudar a minha vida... sob o trânsito de saturno com suas mudanças profundas e consolidadas... o tempo parou no meu ciclo nômade de idas e vindas....
E o tempo parou novamente quando ao embarcar no Cometa de Campinas para São Carlos olho no relógio...20h! Me ajeito na poltrona de número 8 - minha preferida -  estou cansada, penso, sinto saudades, o cansaço me vence, durmo...acordo na parada: “ Vinte minutos para lanche”, anuncia o motorista! 
Olho no relógio, ainda adormecida...20h, pensou : Oba... vou chegar cedo, vai dar para fazer a apresentação que não consegui fazer durante a semana e descansar! Estava dormindo, claro, acordo de um susto... oito horas? Não é possível, meu DNK from NY parou literalmente, chacoalho, bato, nada! Meu relógio parou... o tempo parou!
Faço tudo que preciso fazer durante a estada, com o relógio colado no pulso...sem horas, ora!
Sem horas, já em casa...ignoro o horário de verão,
Minha vida parou... estagnou! Constato isso, já em casa, na segunda feira, quando escolho outro relógio para ir trabalhar...escolho o SWATCH de correia de silicone azul... parado, o branquinho – parado – o de correia pretinha? Parado, O Swatch dourado? Parado... Mondaine? Parado... não é possível penso, todos...todos os meus relógios estão parados???? O tempo parou... mas o tempo não para!!!!
Parou para mim, por algum motivo! Já na cozinha para tomar meu café da manhã, vou conferir as horas no relógio de parede e ...e???? Parado! CHOQUEI !!!!
E agora??? Não gosto de ficar pegando o celular toda hora ! Me lembro do delicado reloginho de corda dourado que papai me deu quando fiz 18 anos e que fica guardado na sua caixinha de veludo como relíquia...como lembrança gostosa de tempos idos... do passado! Mas não se pode olhar o passado, nada de passado, cartinhas, anéis, e talvez até os reloginhos, quem sabe? É o que me dizem... apego ao passado? Deixa prá lá... Outra hora penso nisso, ora! Agora não dá... preciso pensar em mim!
O tempo que não para, parou para mim as 20 horas do dia 16 de outubro de 2014 ( o ano que não existiu, e que portanto, nada aconteceu) antes do horário de verão, em Campinas – São Paulo!  Por que???
Ainda não sei. Estagnou... preciso fluir, minimamente que seja, preciso saber das horas ora, então todos os dias pela manhã, dou corda no reloginho para que ele consiga funcionar o dia todo e, ..., todos os dias, desde então, ao levantar pela manhã me sinto como o reloginho que precisa de corda para funcionar! 
Estagnação, esta é a palavra! Até depois de amanhã, quando, a vida recomeça e todos os relógios voltarão a funcionar! 
Então terei iniciado a "travessia",  terei saido do casulo e estarei fortalecendo as asas para voar!
Virei borboleta!

Mas o tempo... este não para!