quinta-feira, 26 de maio de 2011

Penso, logo existo!

Como dizia Dèscartes, pensador Francês, filósofo de mente exata,  lá pelos idos de 1650  - "Penso, logo existo". Existe algo mais lógico e simples do que a lógica de Dèscartes?
Chega a ser matemático, por isso cartesiano. Cogito, ergo sum.
Déscartes após estudar matemática, se enveredou pelo mundo da filosofia e com ela se conscientizou sobretudo da sua ignorância,  se permitindo com isso o benefício da dúvida da sua própria existência, que foi comprovada (a existência) ao perceber que como sujeito podia pensar e podendo pensar, indubitavelmente existia.
Eu vou por ai, com Dèscartes... pensando, logo existindo! Sem medo de pensar, me permito ter dúvidas... mas sigo em frente.
E .... continuando na minha fase "reichiana"  trago algumas questões apresentadas por ele -  Reich, em tempo diferente de Déscartes. Reich era um judeu que perseguido pelo nazismo, fugiu da Alemanha , indo morar e trabalhar na Escandinávia! Viveu em um tempo diferente de Descartes, em um mundo bem mais avançado  no inicio do século XX ...  e falava sobre o SER e o PENSAR. O pensamento psicanalítico de Reich observa o homem de forma bem mais profunda do que apenas a constatação da simples existência... aprofunda-se no nível da consciência do homem e seus medos, frustrações, bem na linha da psicanálise no momento nazista que o  mundo passava, e que vale como reflexão sempre. Reich no seu desabafo diz sobre homens e pensares:

E você tem medo de pensar zé-ninguém, porque o pensamento anda de maõs dadas com as intensas sensações corporais, e você tem medo do seu corpo. Muitos grandes homens o conclamaram:"Volte às suas origens! Preste atenção à sua voz interior; aja segundo seus verdadeiros sentimentos! Respire e honre o AMOR!". Mas você está surdo, perdeu toda a sensibilidade a essas palavras. (p.67)... Você quis continuar cego quando somente olhos bem abertos e visão penetrante podem ser úteis.(REICH, 2007, p.67-69).

E, se aprofundou na alma humana, duramente, cortanto como navalha extremamente afiada:

Construa sua casa sobre o granito. Com granito quero dizer sua própria natureza, que você está torturando até a morte, o amor no corpo do seu filho, o sonho de amor da sua mulher, seu próprio sonho de vida quando você tinha dezesseis anos.Troque as ilusões por um pouco de verdade. [...] Tome seu destino nas próprias mãos e construa seu destino sobre rocha. Esqueça-se do vizinho e olhe para dentro de si mesmo! Também seu vizinho agradecerá. Diga aos seus companheiros do mundo inteiro que você não está mais disposto a trabalhar para a morte, mas somente para a VIDA. ... crie uma lei para a proteção da vida humana e das suas bençãos! (Idem, p.71).

Apesar de tudo acredita na grandeza desse SER:

Você é grande, zé-ninguém, quando não é mesquinho e pequeno.Sua grandeza é a única esperança que nos resta. Você é grande quando se dedica amorosamente ao seu ofício, quando  tem prazer em semear e colher; no céu azul, no orvalho da manhã.
Você é grande quando diz: "Sou grato por ter sido capaz de viver minha vida livre da ganância; por rir e amar; por ter sido capaz de preservar, em toda a sua liberdade e pureza o sentimento pela primavera e por suas brisas suaves, pelo gorjeio do córrego que passa atrás da minha casa e pelo canto do pássaro no bosque; ... por não ter perdido meu norte nos tempos difíceis e por minha vida ter significado. Pois sempre dei atenção à voz suave no meu íntimo que dizia: "Só uma coisa importa: viver uma vida boa e feliz".
"Faça o que o seu coração mandar, ainda que ele o leve a caminhos que almas tímidas evitariam. Mesmo quando a vida for um tormento, não permita que ela o torne insensível". (Idem,ibdem, p.127)
"Seja você mesmo" !!! 

Em resumo: corpo e alma são uma unidade, são energia vital que se expande quando a gente se sente feliz e amoroso e contrai quando estamos sofrendo. Apenas isso, simples assim.
E ... "aquilo que você insiste em destruir está florescento mais do que nunca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário