sábado, 5 de maio de 2012

TEORIA DOS LADOS

Hoje estou feliz comigo... fiz uma coisa que queria fazer há muito tempo mas não achava tempo, ou sempre arrumava uma boa desculpa verdadeira para não fazê-la. Sempre que ameaçava fazê-la, substituía esta vontade muita intima e que alguns poderiam dizer  infantil por outra mais adulta, culta ou até mesmo erudita. Sempre quis ter um exemplar de “O Menino Maluquinho”. Já há alguns dias, não sei por que cargas d´água o livro, ou algumas partes significativas dele, aquelas que mais me marcaram, povoam meus pensares… e hoje, finalmente, entrei na livraria decidida!
-- Moço, você tem “O menino maluquinho?
--Temos sim !
-- Quero um exemplar ! Não perguntei preço, não questionei… não fiz nada, apenas comprei!  Pronto está feito. Fiquei feliz e orgulhosa de mim.

Este livro, assim como outros tantos faz parte da minha história de leitora assídua na infância e adolescência, do meu período de aprendiz em inicio de carreira e ainda leitora da BPM. Tive meu primeiro contato com “O Menino Maluquinho” quando já grandinha e me identifiquei logo com aquela criaturinha desajeitada, mas inteligente; profundamente sensível mas muito feliz e; extremamente criativa e hábil para inventar coisas e teorias. 
Tal qual o menino, desde muito nova desenvolvi a “mania” de criar algumas teorias que atendessem às minhas necessidades de entendimento de algumas situações. Criei a teoria do “elástico”, a das “desculpas”, a dos “lados” e outras. Costumo dizer que tudo tem no mínimo dois lados… Lado A e Lado B e que a compreensão das coisas depende de como se percebe as situações.
Ao lembrar dessa minha habilidade, entendi porque estava precisando de reler “O Menino Maluquinho”… neste momento da minha vida. 
É dele uma das teorias que marcou para sempre a minha vida! A “Teoria dos Lados”, que ele criou para suportar o momento da separação dos pais. E a teoria dos lados do Menino Maluquinho é bastante semelhante à teoria da “Saudades”, que criei tão logo tomei contato com esse sentir em toda a sua extensão pela primeira vez e o estou sentindo em profundidade agora, nesta minha fase de recolhimento!  Vale esclarecer que "recolhimento" é apenas um momento de vida e que não significa esquecer.
Então, diz o tal menino que “quando deu de acontecer de cada um ir para um lado ele achou de inventar (pois tinha aprendido a criar)a Teoria dos Lados. Todo lado tem seu lado.
Como digo tudo tem dois lados, os quais, costumo eu brincar chamando de lado A e lado B. 
E para logo resolver esse dilema e conseguir conviver com as questões da separação em tão tenra idade, na sua simplicidade, o menino escolheu ser o seu próprio lado.
“Eu sou o meu próprio lado
E posso viver ao lado
Do seu que era o meu.”
Foi uma barra é verdade,
É verdade também que pouca gente entendeu a teoria maluca do menino maluquinho…
Mas… ele ria baixinho quando a saudade apertava
pois descobriu que a saudade era
o lado de um dos lados
da vida que vinha ai…

Agora, vejam se pode uma descoberta dessas!
Só mesmo sendo maluco(a) … (p.85-87)

Ou amando DEMAIS… só mesmo sendo maluca e amando demais… só mesmo…só !!! Aiii saudades! Qual é o seu lado?  



ZIRALDO.   O menino Maluquinho.   São Paulo :   Melhoramentos, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário